YOGA NOS DIAS DE HOJE

Para as pessoas no geral, a Yoga é apenas um exercício físico e que assim como qualquer outro pode trazer bem estar geral.
No entanto, a Yoga é muito mais que um exercício físico de dificuldade elevada. Yoga é uma tecnologia altamente avançada para a evolução da humanidade!
Utiliza-se à priori o exercício físico (o corpo) para proporcionar um contato eficiente com as sensações físicas, a atividade mental, as limitações, e as emoções. Uma vez que estamos bastante afastados de nós próprios, chegamos a desconhecer o funcionamento do nosso organismo. Esse desconhecimento traz imensas dificuldades ao gerir a nossa própria força. É essencial através da prática regular transcender para algo diferente, uma fonte de energia que não conhecemos.
Os exercícios físicos em conjunto com as técnicas de respiração, as diferentes vocalizações e os relaxamentos guiados ajudam a criar um espaço entre o ser e o pensamento. Com a prática vamos observando e descobrindo que podemos escolher exatamente o que pensamos. Aí é que entra a disciplina da prática, pois o mais importante é treinar a mente para esse fim, a mente é a ferramenta que utilizamos para criar a vida que queremos. A palavra chave é foco (Drishti), manter a mente focada. É saber exatamente o que se quer e manter essa direcção sem dúvidas.
O nosso corpo é um acumular de tudo o que vivemos e experimentamos e tem uma memória incrível. Ao conseguirmos olhar para nós próprios, temos a oportunidade de nos questionar, avaliar, sentir, escolher e logo trabalhar. Iniciar o caminho (Sadhana) para dentro, para o centro.
Patanjali (autor dos Yoga Sutras) explica que nós temos várias camadas (Koshas) e o trabalho a ser feito inicia-se no físico, passando à mente e emoções e depois ao corpo de energia.
As asanas (posturas) criam energia física, a meditação cria energia mental e emocional e as vocalizações e as técnicas de respiração transformam a energia, simplificando. Para essa diferença ser sentida por cada um de nós é preciso o compromisso com o próprio processo com o nosso ser. É preciso de algo que a maioria se queixa de não ter… E não é dinheiro… É TEMPO, que para mim se traduz apenas em entrega, entrega essa a um processo que precisa de práticas assertivas e agradáveis, mas também o tal tempo para integrarmos e descortinar, desmascarar e largar o que não nos serve mais. É lindo, que neste momento a criação está nos a oferecer esse TEMPO! Vamos aproveitá-lo da melhor forma possível
Catarina Ordaz – Instrutora de Yoga e Fundadora da YogaMaterial
Podes saber mais sobre a Catarina aqui ⬇️
(https://yogamaterial.com/)